Oferecido por
Com a circulação de ventos favorável e a grande disponibilidade de ar quente e úmido sobre o Brasil, grandes áreas de instabilidade estão se formando sobre o país. Essas áreas de instabilidade devem provocar bastante chuva no decorrer desta quarta-feira sobre os estados do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.
O ar seco começa a avançar sobre o Sul e o Mato Grosso do Sul e também influencia a parte da região Nordeste, diminuindo a nebulosidade as condições para a chuva.
Uma frente fria se afasta no mar ao largo do litoral gaúcho.
Temporal sobre Itaperuna (RJ) por Climaaovivo
Previsão do tempo para 23/11/2022 - quarta-feira
Região Sul
Quarta-feira com tempo instável, com muita nebulosidade e chuva frequente no norte, centro e leste do Paraná, no sul e centro-oeste de Santa Catarina, incluindo as capitais as Florianópolis e Curitiba, na serra e no litoral norte gaúcho. Porto Alegre amanhece nublada e com possibilidade de chuviscos, mas a previsão é de períodos com sol e muita nebulosidade no decorrer da tarde. O centro e o noroeste do Paraná poderão ter alguma chuva na madrugada e pela manhã, mas o sol deve voltar a predominar no decorrer da tarde.
Atenção para formação de nevoeiro ao amanhecer sobre o Rio Grande do Sul reduzindo a visibilidade nas estradas e aeroportos.
Região Sudeste
O tempo fica mais instável na Região Sudeste nesta quarta-feira. Grandes áreas de instabilidade deixam toda a Região com muita nebulosidade e condições para chuva frequente.
Em todas as áreas do estado de São Paulo, no sul do estado do Rio De Janeiro, no Sul de Minas e no oeste mineiro, as pancadas de chuva podem ser fortes e a qualquer hora do dia. O litoral do Espírito Santo e o litoral norte Fluminense também podem ter pancadas de chuva a qualquer hora, mas sem previsão de raios. Para as demais áreas da Região Sudeste, incluindo as capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a previsão é de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Faz calor em toda a Região Sudeste do Brasil e o ar fica abafado no decorrer desta quarta-feira.
Região Centro-Oeste
Grandes áreas de estabilidade influenciam a Região Centro-Oeste do Brasil nesta quarta-feira. Quase toda Região tem um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva frequentes com raios, que podem ser de forte intensidade, intercaladas com os períodos de sol.
No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o sol volta a predominar. No centro-leste do estado, as pancadas de chuva ainda podem ocorrer na madrugada e de manhã, mas a previsão é de que o tempo fique firme no decorrer da tarde.
O ar fica abafado em todo o Centro-Oeste.
Região Nordeste
Períodos de sol e chuva a qualquer hora estão previstos para o litoral central e sul da Bahia. A faixa litorânea entre Salvador e João Pessoa, as áreas de Agreste e de Zona da Mata podem ter rápidas pancadas de chuva, mas sempre com a presença do sol.
Quarta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva sobre o Maranhão, em Teresina e no oeste, centro e sul do Piauí, em todo o interior da Bahia, exceto no sertão baiano. O sol predomina no restante da Região Nordeste.
Região Norte
Quarta-feira com tempo muito instável na Região Norte do Brasil. Em quase todas as áreas, as pancadas de chuva podem acontecer com raios e a qualquer hora do dia. Há risco de chuva de forte intensidade especialmente sobre o Amazonas, Acre, Rondônia e Pará.
No Amapá e no nordeste do Pará, as pancadas de chuva com raios tendem a acontecer a partir da tarde.
Alertas meteorológicos para 23/11/2022 -quarta-feira
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém e Palmas.
Alerta para temporais no centro, leste e norte de São Paulo, no centro e sul do estado do Rio de Janeiro, no centro-sul e centro-oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso (exceto no oeste do estado), oeste e sudoeste do Pará, Amazonas, sul de Roraima, em Rondônia ( exceto no oeste do estado), sul do Tocantins e oeste da Bahia.
Atenção para a chuva moderada forte, com raios, e ventos por vezes fortes no sudoeste e sul de São Paulo, no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, no leste e norte de Minas Gerais, no interior do Espírito Santo, no Vale do São Francisco, na Bahia, no Tocantins (exceto no sul do estado), no Pará (exceto no oeste/ sudoeste do estado), no Amapá, em Roraima (exceto no sul do estado), no oeste de Rondônia e de Mato Grosso hino no Nordeste de Mato Grosso do Sul.
Atenção para o ar seco, com nível de unidade entre 21 e 30% nas horas mais quentes do dia, no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, no interior do Ceará, no nordeste do Piauí, no sertão de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.