Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor aumenta no Sul. Chuva diminui no Sudeste.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

Áreas de instabilidade espalham muita nebulosidade e chuva sobre o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste do Brasil. O ar seco ganha força sore o leste da Região Sul e leste do Sudeste diminuindo a nebulosidade e as condições para a chuva.

Uma massa de ar quente aumenta o calor sobre o Sul do Brasil, na Argentina, Paraguai e Uruguai

 

 

Paragominas (PA) por Adriele Silva- halo solar 30/11/2022.

 

Previsão do tempo para  9/12/2022 - sexta-feira

 

Calor aumenta no Sul. Chuva diminui no Sudeste

 

Região Sul

 

Uma massa de ar quente ganha força sobre o Sul do Brasil e o calor aumenta nos três estados. O calor é mais intenso no Rio Grande do Sul e cidades gaúchas devem registrar marcas em torno dos 40°C.

O sol aparece forte em toda a Região Sul do Brasil. Há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde no centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, no oeste e norte de Santa Catarina e  no Paraná, exceto no litoral parananense. .

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima em Porto Alegre de 36,0°C ontem.  Foi a maior temperatura na capital gaúcha desde o dia 5 de março, quando a temperatura chegou aos 36,6°C. 

A previsão é que Porto Alegre chegue aos 38°C nesta sexta-feira, ainda abaixo do recorde de calor para o ano de 2022, que até o momento é de 40,1°C, em 16 de janeiro, de acordo com medições do INMET. 

 

 

Região Sudeste

 

Áreas de instabilidade enfraqueceram sobre o Sudeste permitindo que a maior parte da Região tenha menos nebulosidade e grandes períodos com sol. Por isso, o calor também aumenta.

A chuva é frequente e pode ser forte no norte e nordeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. 

O tempo seco e o sol predominam no Sul de Minas, no centro, leste e sul de São Paulo e no litoral do Rio De Janeiro

As outras áreas de Minas, o norte e o oeste de São Paulo e o interior do Rio de Janeiro  têm sol na maior parte do dia e pancadas de chuva à tarde e no começo da noite, com curta duração. 

 

Região Centro-Oeste

 

Áreas de instabilidade continuam sobre o Centro-Oeste do Brasil . Toda região pode ter pancadas de chuva com raios, principalmente  à tarde e à noite. Há risco de temporais especialmente no leste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e em Goiás. 

Muito calor no oeste de Mato Grosso do Sul, que pode chegar aos 40°C.

Em Corumbá, na fronteira com Paraguai, a temperatura ontem alcançou a marca de 41,2°C


Região Nordeste

 

Áreas de instabilidade se espalham mais sobre o Nordeste.

O sol forte e o tempo seco predominam apenas em Sergipe, Alagoas, no extremo nordeste e litoral norte da Bahia, incluindo Salvador, no agreste e sertão de Pernambuco.

Há condições para pancadas de chuva passageiras no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e litoral do Pernambuco.

Fortes pancadas de chuva podem ocorrer no centro, oeste e sul da Bahia, no Maranhão e no Piauí.

 

Região Norte

 

Áreas de instabilidade continuam ativas sobre parte da Região Norte do Brasil. Toda a Região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.

Maior risco de chuva forte sobre o Tocantins, Pará, Acre e oeste do Amazonas.

 

Alertas meteorológicos para  9/12/2022 - sexta-feira

 

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo GrandeRio Branco, Manaus, Belém, São Luís

 

 

Alerta para temporais no estado no norte e nordeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, em Palmas e no centro-sul do Tocantins, no oeste, sudoete e sul da Bahia, leste e sudeste de Mato Grosso,  centro-norte de Mato Grosso do Sul,   centro e oeste do Acre

 

Atenção: possibilidade de geada ao amanhecer nas áreas mais elevadas da serra catarinense.

 

Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, no centro do Paraná, em Mato Grosso do Sul (exceto no centro-norte do estado), em Mato Grosso (exceto no leste e sudeste do estado), no centro-oeste e leste de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo, no centro-leste do Acre, sul, leste  e oeste do Amazonas, no Pará, em Roraima, no centro, sul, oeste e litoral do Maranhão, no noroeste da Bahia e região de Ilhéus

 

Alerta para o ar muito seco e calor no Rio Grande do Sul, com níveis de umidade do ar entre 11 e 21% na Grande São Paulo e no centro-norte de São Paulo, no sertão do Nordeste, no centro-sul do Ceará, centro e leste do Piauí.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias