Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de temporais aumenta nos estados do Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

 

Uma frente fria avança pela costa da Região Sudeste do Brasil no decorrer desta terça-feira devendo alcançar o Espírito Santo até a noite. A passagem desta frente fria vai estimular o aumento de áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste aumentando as condições para chuva.

O ar úmido e quente predomina sobre o Brasil e muitas áreas de instabilidade  se formam também sobre o Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste. A tendência é de diminuição das áreas de chuva sobre o Sul no decorrer do dia. 

 

 

Temporal sobre Ilhabela (SP), em 12/12/2022 (Foto: Climaaovivo)

 

Previsão do tempo para  13/12/2022 - terça-feira

 

Região Sul

 

Passagem de frente fria deixa muita nebulosidade e pancadas de chuva sobre o Paraná, onde a chuva deverá ser mais frequente no norte e leste do estado, incluindo Curitiba. Também chove com frequência nesta terça-feira no vale do Itajaí e no litoral norte catarinense. Nas demais áreas de Santa Catarina, pode chover ainda na madrugada e manhã, mas o tempo vai firmando à tarde com predomínio de sol e diminuição da nebulosidade .

O Rio de Grande do Sul já tem um dia de sol, com algumas nuvens e sem chuva.

 

Região Sudeste

 

O tempo muito instável em toda a Região Sudeste devido a passagem de uma frente fria. Muitas áreas de instabilidade crescem sobre a Região e provocam pancadas de chuva frequentes, a qualquer hora. O tempo fica chuvoso no litoral de São Paulo que terá grandes acumulados até o fim do dia. Há risco de alagamentos.

As quatro capitais do Sudeste ficam em alerta para chuva forte nesta terça-feira.

 

Região Centro-Oeste

 

Áreas de instabilidade persistem sobre o Centro-Oeste do Brasil . Toda região tem um dia com muitas nuvens e períodos com sol, mas as pancadas de chuva com raios serão frequentes no decorrer do dia. O risco de temporais é maior no Distrito Federal e em Goiás. 

As quatro capitais da Região podem ter chuva forte.


Região Nordeste

 

O ar seco ganha força sobre o Nordeste, mas algumas áreas de instabilidade ainda se formam sobre a Região

O sol forte e o tempo seco predominam nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, interior da Paraíba, sul do Rio Grande do Norte, centro-sul do Ceará, leste do Piauí, norte e nordeste da Bahia.

Há condições para pancadas de chuva passageiras no litoral do Ceará até a Paraíba. O restante do Nordeste pode ter pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, com períodos de sol

 

Região Norte

 

Áreas de instabilidade continuam sobre parte da Região Norte do Brasil. Quase toda a Região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes. No Amapá e no litoral do Pará, o sol aparece forte e as pancadas de chuva são em menor quantidade.

Maior risco de chuva forte sobre o Tocantins, Amazonas, centro-sul do Pará e Rondônia

 

Alertas meteorológicos para  13/12/2022 - terça-feira

  

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo GrandePorto Velho, Manaus, Palmas, Boa Vista

 

 

Video mostra a passagem de chuva forte sobre Ilhabela, no litoral de São Paulo, em 12/12/2022

 

 

 

Alerta especial: perigo de temporal e-ou de chuva frequente e volumosa no litoral de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro

 

Alerta para temporais no norte do Paraná, em toda a Região Sudeste,  em Goiás, no Distrito Federal, no leste de Mato Grosso, sul e leste de Mato Grosso do Sul, no leste do Amazonas e oeste do Pará. 

 

Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no Paraná (exceto no norte do estado), no centro, oeste e nordeste de  Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso (exceto no oeste e leste do estado), no centro e oeste do Acre, em Rondônia, no Amazonas (exceto no leste do estado), no centro, sul e leste do Pará, em Roraima, no norte do Amapá, no Tocantins, oeste e sul da Bahia, centro-sul do Maranhão e do Piauí

 

Atenção para o ar seco com níveis de umidade do ar entre 21 e 30% no sertão do Nordeste, no centro-sul do Ceará, no Rio Grande do Sul (exceto no litoral e serra)

Máxima de 32°C

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias