Oferecido por
Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se organizou sobre o Brasil e já provoca chuva volumosa em várias áreas de estados do Sudeste, do Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Uma massa de ar seco inibe a formação de grandes nuvens sobre a maioria das áreas do Sul do Brasil, parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Mas hoje, uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul e poderá provocar chuva na região da reserva biológica do Taim, no litoral sul gaúcho, que vem sofrendo perdas nos últimos dias por causa de incêndios.
Nuvens carregadas sobre Itaberaba (BA), por Climaaovivo
Previsão do tempo para 15/12/2022 - quinta-feira
Região Sul
O ar seco ainda predomina sobre a Região Sul e deixa o tempo firme, com sol e sem condições para chuva na maior parte da Região. Uma nova frente fria avança pelo litoral gaúcho e provoca chuva no litoral sul do estado. Pode chover na reserva biológica do Taim ajudando a controlar os incêndios. Mas o vento que vem do mar fica mais forte no decorrer da tarde e isto pode espalhar mais o fogo.
Tem previsão pancadas de chuva com raios a partir da tarde na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no planalto gaúcho.
Região Sudeste
Áreas de instabilidade de uma nova ZCAS provocam muita chuva no decorrer do dia no norte/nordeste de Minas Gerais, atingindo áreas como a do Vale do Jequitinhonha e região de Januária e de Montes Claros.As pancadas de chuva serão frequentes sobre o centro e norte do Espírito Santo, no leste e centro-oeste de Minas Gerais. O Sul de Minas, o Triângulo Mineiro, a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba (SP) e o norte de São Paulo podem ter pancadas de chuva passageiras à tarde ou à noite, mas que não devem ser fortes.
Quinta-feira com sol e algumas nuvens nas demais regiões paulistas, no Rio De Janeiro, na Zona da Mata Mineira, na Grande Vitória e no sul capixaba.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade da ZCAS se espalham sobre o Centro-Oeste do Brasil. Esta quinta-feira é com muita nebulosidade e pancadas de chuva com raios no decorrer do dia em quase toda a Região, e com risco de chuva forte. O sol e o tempo seco predominam só no extremo sul e no leste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade de uma ZCAS espalham nuvens carregadas sobre o Nordeste. Quase toda a Região tem pancadas de chuva
no decorrer do dia, mas com períodos de sol. Há risco de raios no interior dos estados. Mas a ZCAS deixa tempo muito instável, com chuva na maior parte do dia sobre sudoeste e centro-sul da Bahia. Pode chover forte em áreas que já receberam muita chuva ontem. O sol forte e o tempo seco predominam no centro-leste de Alagoas, no Agreste de Pernambuco e da Paraíba e na região do Seridó, no sul do Rio Grande do Norte.
Região Norte
Áreas de instabilidade da ZCAS atuam sobre o Norte do Brasil. Grande parte da Região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes. Há risco de raios e de chuva forte. A chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o Tocantins, no sul do Pará e do Amazonas e em Rondônia. O sol predomina no extremo norte de Roraima.
Alertas meteorológicos para 15/12/2022 - quinta-feira
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Palmas, Belém, Macapá, São Luís, Teresina e Salvador
Alerta especial: perigo de temporal e-ou de chuva frequente e volumosa no centro-sul e sudoeste da Bahia, no noroeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, no centro, norte e oeste de Goiás, no leste de Mato Grosso.
Alerta para temporais na região de Paracatu (MG) e em áreas do Vale do Jequitinhonha, em Goiânia e no centro de Goiás, no centro-norte de Mato Grosso, no sul do Pará e no centro-sul, oeste e leste do Tocantins, no centro-oeste da Bahia e no norte do Amapá.
Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no Triângulo Mineiro e ), no Triângulo Mineiro em áreas do Jequitinhonha, no sul de Goiás, no centro-norte de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, em Rondônia, Acre, no Amazonas, no oeste e sul de Roraima, no centro, oeste, leste e nordeste do Pará, no Amapá (exceto no norte do estado, no norte do Tocantins, no norte e nordeste da Bahia, na região do Recôncavo Baiano, Maranhão, Piauí e no sertão de Pernambuco.
Atenção para o ar seco com níveis de umidade do ar entre 21 e 30% no agreste da Paraíba e de Pernambuco, leste de Alagoas e interior do Rio Grande do Sul (exceto no litoral, planalto e serra)