1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Sol predomina no Sul, mas ZCAS ainda provoca muita chuva no país
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol predomina no Sul, mas ZCAS ainda provoca muita chuva no país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

O Hemisfério Sul entrou no verão às 18:48 (hora de Brasília) da quarta-feira, 21 de dezembro de 2022. A estação se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023.

 

Áreas de instabilidade da ZCAS - zona de convergência do Atlântico Sul- deixam muita nebulosidade de chuva sobre as Regiões Norte e grande parte do Nordeste e do Centro-Oeste, no centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, norte do estado do Rio De Janeiro

 

Uma massa de ar seco deixa o tempo firme em quase todo o Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e em grande parte do interior de São Paulo

Um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN) colabora para aumentar as condições para chuva no Nordeste 

 

 

Chuva sobre Campina Grande (PB), por Climaaovivo

 

Previsão do tempo para 22/12/2012 - quinta-feira

 

Região Sul

 

O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil e quase toda a Região tem muito sol. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, e no Vale do Itajaí, ainda têm muita nebulosidade e chuva fraca. Faz calor em quase todo o Sul do Brasil.

 

Região Sudeste

 

As áreas de instabilidade de uma zona de convergência do Atlântico Sul ainda provocam muita nebulosidade e chuva em parte da Região Sudeste.

O dia fica chuvoso no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e pode chover forte. No centro-oeste de Minas e na Zona da Mata Mineira e no estado do Rio de Janeiro, a chuva ainda é frequente e pode chover forte.

No norte e leste de São Paulo, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro,  o sol aparece na maior parte do dia e ocorrem rápidas pancadas de chuva à tarde. Dia de sol no centro-oeste e noroeste de São Paulo.

 

Região Centro-Oeste

 

As áreas de instabilidade de uma zona de convergência do Atlântico Sul provocam muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes sobre o Mato Grosso, em Goiás e na região de Brasília.

O sol aparece forte em Mato Grosso do Sul.

 

Região Nordeste

 

Áreas de instabilidade se espalham também sobre o Nordeste e deixam quase toda a Região com muitas nuvens. O tempo fica firme, com sol e sem chuva apenas em Sergipe e em Alagoas. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer nas demais áreas do Nordeste.

 

Região Norte

 

Áreas de estabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul ainda atuam sobre o Norte do Brasil. Há condições para pancadas de chuva com raios ao longo do dia em quase toda a Região. As pancadas de chuva acontecem a partir da tarde no Amazonas, Acre e em Roraima.

 

Alertas meteorológicos para   22/12/2012 - quinta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Manaus,Belém, Macapá, Palmas, Teresina e São Luís

 

Alerta para temporais no leste e norte de Minas Gerais, no norte do Espírito Santo, no norte de Goiá, no Distrito Federal,em Mato Grosso (exceto no sul e sudoeste do estado), no sul de Rondônia, no leste do Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, interior do Maranhão, centro, sul e oeste do Piauí, oeste, Vale do São Francisco e sul da Bahia. 

 

Atenção para chuva moderada e frequente no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro. 

 

Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no Vale do Paraíba e Mantiqueira (SP), Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte, e centro-oeste de Minas, Serra Fluminense e Médio Paraíba (RJ), no centro e sul de Goiás, no sul e sudoeste de  Mato Grosso, em Rondônia (exceto no sul e norte do estado), Amazonas (exceto no leste do estado),no centro-sul de Roraima, no litoral do Maranhão, no norte e leste do Piauí, no Nordeste da Bahia, incluindo Salvador, sertão de Pernambuco e interior do Ceará.

 

Atenção para o ar seco com níveis de umidade do ar entre 21 e 30% no centro-oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Mato Grosso do Sul

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias