Oferecido por
Áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul - ZCAS - ainda provocam muita nebulosidade e chuva sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
A zona de convergência intertropical aumenta a chuva no extremo norte do Brasil
Uma frente fria que se afasta no mar na altura do litoral do Rio Grande do Sul.
Um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) causa grande aumento de nebulosidade e chuva sobre o Nordeste.
Uma massa de ar quente predomina sobre o Sul do Brasil.
Nuvens carregadas sobre Belo Horizonte em 26/12/2022, por Climaaovivo
Previsão do tempo para 31/12/2022 - sábado
Região Sul
O ano de 2022 termina com sol e calor na Região Sul. Algumas cidades do oeste do Rio Grande do Sul vão registrar temperaturas perto dos 40°C por causa de uma massa de ar quente influencia a Região. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e no começo da noite no Paraná (exceto no sudoeste/sul do estado). Previsão de chuva passageira no Vale do Itajaí, planalto norte e litoral norte catarinense.
No dia 1 de janeiro de 2023, novas áreas de instabilidade avançam sobre o Sul do Brasil e as pancadas de chuva voltam a ocorrer em quase toda a Região. Pode ter granizo no oeste gaúcho. Não chove no centro-leste e sul do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
Áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul ainda atuam sobre parte da Região Sudeste do Brasil. Na maioria das áreas de São Paulo, do Rio De Janeiro e de Minas Gerais, chove várias vezes, com risco de raios. No centro-leste mineiro e no Espírito Santo, o sol aparece na maior parte do dia e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. Dia de sol e sem chuva no norte de Minas Gerais.
Risco de chuva forte na divisa de São Paulo, com Minas Gerais , no oeste e sul de Minas e no centro-sul do RIo de Janeiro;
No dia 1 de janeiro de 2023, novas áreas de instabilidade enfraquecem e toda a Região terá maiores períodos com sol. Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer a partir da tarde e podem ser moderadas a fortes.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul ainda atuam sobre parte da região Centro-Oeste. O sol predomina o dia todo apenas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O restante da região tem um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios frequentes e períodos com sol. Há risco de chuva forte em todos os estados.
O dia 1 de janeiro de 2023 será abafado no Centro-Oeste, com predomínio de sol pela manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à note.
Região Nordeste
Um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) provoca muita nebulosidade e pancadas de chuva sobre quase toda a Região Nordeste do Brasil. No Maranhão, Piauí, Ceará, no sertão de Pernambuco e oeste da Bahia há condições para pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, mas com períodos com sol. Dia com muitas nuvens e chuva que pode ser moderada a forte no litoral entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. O sol predomina no no sertão de Pernambuco e da Paraíba. Dia com sol e chuva rápida no litoral norte da Bahia e de Sergipe.
Quase todo o Nordeste terá pancadas de chuva no primeiro dia de 2023. Não deve chover no centro-oeste da Bahia e no centro-sul do Piauí.
Região Norte
As áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul continuam sobre o Norte do Brasil. Toda Região termina o ano de 2022 mais com muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva moderada a forte em toda a região.
O ano de 2023 começa com muitas nuvens e pancadas de chuva em todo Norte, com risco de chuva forte.
Alertas meteorológicos para 31/12/2022 - sábado
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá, Palmas, Teresina, São Luís, Fortaleza, Maceió, Recife , João Pessoa e Natal
Alerta para temporais no norte de São Paulo, na Mantiqueira e Vale do Paraíba (SP), no Triângulo Mineiro, centro-oeste mineiro, Sul de Minas,Zona da Mata, centro e sul do Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso (exceto noroeste do estado), norte e leste do Amazonas, Roraima (exceto nordeste do estado, centro-oeste do Acre, centro-oeste do Maranhão, Pará (exceto no noroeste do estado)
Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes em São Paulo (exceto no sul do estado e na divisa com Minas), noroeste do Paraná, Norte Fluminense e região dos Lagos (RJ), Grande Belo Horizonte e Vale do Rio Doce (MG), divisa do Espírito Santo com Minas, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no noroeste de Mato Grosso, no norte de Goiás, Amazonas (exceto no leste e norte do estado), na região de Boa Vista (RR), no noroeste do Pará, Amapá, no norte, leste e sul do Maranhão , oeste da Bahia, no centro-norte e sudoeste do Piauí, no Ceará, litoral do Rio Grande do Norte até Alagoas
Atenção para chuva moderada no litoral central e sul da Bahia
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% nas horas mais quentes do dia no sudoeste do Rio Grande do Sul