Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais chuva com potencial de transtornos no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

Mas muitas áreas de instabilidade mantêm as nuvens carregadas no interior do Sudeste, das regiões Centro-Oeste e Norte e também do Nordeste do Brasil. Além da grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o país, a zona de convergência intertropical também ajuda a espalhar as nuvens carregadas no extremo norte do Brasil.

 

GettyImages-997424604

Foto: Getty Images

 

O alerta para temporais continua e a atenção deve ser redobrada nesta quarta-feira, já que o solo encharcado dos estados do Sudeste e do Centro-Oeste podem causar novos transtornos. Mas não são apenas as tempestades que causam preocupação. A forte onda de calor que atinge o sul do Brasil deixa em alerta o Rio Grande do Sul e o interior de Santa Catarina.

 

Maiores temperaturas no Brasil no dia 7 de fevereiro de 2023, registrados nas estações meteorológicas monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia:

 

URUGUAIANA - RS: 38,1 °C
SÃO BORJA - RS: 37,3 °C

QUARAÍ - RS: 36,8 °C

 

Previsão do tempo para 08/02/2023 - quarta-feira

 

Região Sul

 

Previsão de muito calor no Sul do Brasil nesta quarta-feira, especialmente no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Instabilidades na atmosfera ajudam a formar nuvens de chuva em algumas áreas da Região. Até o fim do dia deve chover nas áreas de fronteira com o Uruguai, com a Argentina, no leste de Santa Catarina e em todo o estado do Paraná. A combinação entre calor e umidade também causa preocupação, já que pontualmente as pancadas de chuva podem ser de moderada a forte intensidade, inclusive com risco de granizo.

 

Região Sudeste

 

Boa parte da Região Sudeste tem uma quarta-feira com muitas nuvens e pancadas de chuva, especialmente no período da tarde. Alerta para o Rio De Janeiro, Sul de Minas e norte paulista, onde é maior o risco de alagamentos e deslizamentos. Apenas no norte mineiro é que não há previsão de chuva. Faça chuva ou faça sol, o tempo abafado domina o Sudeste do Brasil.

 

Região Centro-Oeste

 

Toda a Região Centro-Oeste está sobre a área de chuva intensa. Tem muita umidade e temperaturas elevadas, por isso as nuvens de tempestade se formam com facilidade, algo que pode causar transtornos, como alagamentos e transbordamentos. A chuva pode vir com trovoadas em todos os estados, inclusive nas capitais.


Região Nordeste

 

A Região Nordeste está dividida entre áreas de chuva intensa e áreas de tempo firme. Por causa da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical, a chuva volumosa pode acontecer a qualquer hora entre o Ceará, Piauí e Maranhão, com risco de transtornos. Na costa leste, entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte, a chuva é mais isolada e passageira. Tempo firme e quente no interior da Bahia e no sertão Nordestino.


Região Norte

 

No Norte não há grandes mudanças no tempo. Áreas de instabilidade crescem sobre a Região, por causa da disponibilidade de ar quente e úmido. A proximidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - reforça a chuva sobre o Pará e o Amapá. Toda a Região Norte tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva forte.

 

Aviso para temporais para 08/02/2023 - quarta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Palmas

 

Perigo para chuva volumosa moderada forte na Zona da Mata mineira, Sul de Minas, no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, no centro sul e leste do Maranhão, centro sul e centro Norte do Piauí, na divisa do Piauí com Ceará, no sul de Goiás. Alerta também para o Pará, Amapá, centro, leste e norte do Amazonas, centro-sul de Rondônia, sul de Roraima, Ceará, centro e norte do Tocantins, norte e sul do Piauí, centro, norte e oeste do Maranhão.

 

Alertas meteorológicos para 08/02/2023 - quarta-feira

 

Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém e São Luís

 

Alerta para temporais no norte do Paraná, no centro, oeste e noroeste de São Paulo, no Sul de Goiás, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul e norte de Mato Grosso, no centro e norte de Rondônia, região de Rio Branco (Acre), no Amazonas (exceto no oeste do estado), no Amapá, litoral e sudoeste do Pará.

 

Atenção para chuva moderada Vale do Itajaí-SC, Vale do Ribeira - PR/SP, Vale do Paraíba-SP.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias