Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Perigo de chuva volumosa no Nordeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

O centro-norte do Brasil continua sendo a área que mais preocupa no país em relação aos fortes temporais e aos riscos associados aos altos acumulados previstos, entre a Bahia, Piauí, Pernambuco e a Paraíba, que ficam em uma situação considerada de perigo. No Sul do Brasil, a alta pressão que vem na retaguarda de uma frente fria, favorece uma corrente de ventos marítimos que espalham nuvens e condições de chuva desde cedo da Grande Porto Alegre, onde inclusive o calorão deve amenizar por conta disso, até o sul gaúcho.

 

Foto: Getty Images

 

 

Previsão do tempo para 21/03/2023 - terça-feira

 


Região Sul


Tempo aberto com sol o dia todo, nesta terça-feira, apenas entre o extremo noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e oeste e sul do Paraná. No centro-leste paranaense, bem como em Curitiba, sol com chuva leve e passageira. Por outro lado, na Grande Porto Alegre, litoral e sul do Rio Grande do Sul, a manhã da terça já pode começar com muita nebulosidade e condições para chuva, devido a passagem de uma frente fria que traz em sua retaguarda um sistema de alta pressão, o qual favorece os ventos úmidos do mar em direção ao continente, formando nuvens de chuva. Nas demais áreas da Região Sul, sol com condições para pancadas de chuva, especialmente entre tarde e noite.

 


Região Sudeste

 

O dia fica ensolarado e quente no centro-leste de Minas Gerais, faixa oeste capixaba e em boa parte do litoral de São Paulo, exceto litoral sul. Na Grande São Paulo, Sorocaba, Vale do Ribeira, ao longo do litoral Rio De Janeiro, bem como na capital, Região dos Lagos ao litoral norte fluminense, e na maior parte do Espírito Santo, inclusive em Vitória, sol com chuva isolada, sem alertas. Nas demais áreas da Região Sudeste, sol com pancadas de chuva que podem ser moderadas a fortes.

 

Região Centro-Oeste


O tempo pode amanhecer carregado com céu nublado e condições de chuva, nesta terça-feira no Mato Grosso, incluindo Cuiabá, extremo norte do Mato Grosso do Sul e norte e oeste de Goiás, por conta de uma baixa pressão no oeste do Mato Grosso e da circulação de ventos sobre a Região Centro-Oeste. Nas demais áreas da Região, sol com pancadas de chuva entre tarde e noite, bem como em Campo Grande, Goiânia e Brasília.

 

Região Nordeste  

 

Céu nublado e chuva que pode ocorrer desde o período da manhã, no Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas e parte da Bahia, bem como em São Luís, Teresina, Aracaju, Maceió e Salvador. Nas demais áreas da Região Nordeste do Brasil, sol com pancadas de chuva, especialmente entre tarde e noite, incluindo Recife, João Pessoa e Natal.

 

Região Norte

 

Tempo estável com sol e poucas nuvens no norte do Amazonas e em Roraima, bem como em Boa Vista. Já no Acre, Rondônia, sul do Amazonas, Tocantins, leste do Amapá, sul e faixa leste do Pará, a terça-feira já pode começar com o céu cheio de nuvens e sujeito a pancadas de chuva, inclusive em Rio Branco, Porto Velho e Palmas. Nas demais áreas da Região, incluindo Manaus, Belém e Macapá, sol com pancadas de chuva entre tarde e noite, podendo vir com trovoadas.


Alertas meteorológicos para 21/03/2023 - terça

 

Perigo para chuva volumosa e risco de transtornos na área entre a Bahia, Piauí, Pernambuco e a Paraíba.


Alerta para temporais no Mato Grosso, boa parte do Acre, em Rondônia, sul do Amazonas, sul e faixa leste do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, boa parte de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas.


Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, norte do Paraná, centro-oeste e norte de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, parte do Amazonas, parte do Amapá e do Pará e parte do interior da Bahia.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias