Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva forte em estados do Sul, Sudeste , Centro-Oeste e Norte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

O ar quente úmido que predomina sobre o Brasil permite a formação de nuvens carregadas, que provocam várias pancadas de chuva nas regiões Norte, Centro-Oeste, parte do Sul e do Sudeste

Um vórtice ciclônico em altos níveis ganhou força sobre a região Nordeste inibindo a formação de grandes nuvens sobre a maior parte da região. Com isso a possibilidade de chuva também diminuiu.

Uma nova frente fria se organizou na costa da Região Sul associada a um ciclone extratropical, mas que fica sobre o mar e não tem influência direta no continente.

Nesta quinta-feira, essa frente fria avança em direção ao estado de São Paulo, mas ainda vai deixar muitas áreas de estabilidade sobre a Região Sul.

 

 

Atenção para chuva forte em estados do Sul, Sudeste , Centro-Oeste e Norte (Foto: Getty Imagens)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 23/11/2023- quinta-feira

 


Região Sul

 

Áreas de baixa pressão atmosférica ainda influenciam o Sul do Brasil estimulando a formação de nuvens carregadas por quase toda a região.

Nesta quinta-feira, a chuva finalmente dá uma trégua no centro, sul e leste do Rio Grande do Sul. O sol aparece entre muitas nuvens nestas áreas gaúchas. A Grande Porto Alegre também tem sol, mas pode chuviscar de manhã 

No oeste e norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica instável, com períodos de sol e muita nebulosidade e várias pancadas de chuva ao longo do dia.

Há risco de chuva forte e volumosa que podem causar transtornos .

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria avança para o litoral de São Paulo e aumenta as condições para chuva no estado. Mas um ar mais seco predomina sobre o norte do estado do Rio De Janeiro, o Espírito Santo e o Centro Norte oeste e o leste de Minas Gerais passam um dia com bastante sol, temperaturas elevadas e sem condições para chuva.

No centro-sul do Rio de Janeiro, no sul de Minas e na Zona da Mata Mineira e no Triângulo Mineiro, o sol também aparece, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

No estado de São Paulo, o dia é abafado, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem várias pancadas de chuva com raios a qualquer hora.

Há risco de temporais ao longo do dia em todas as regiões paulistas.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente e úmido predomina sobre a região Centro-Oeste do país, o que permite a formação de nuvens carregadas em todas as áreas da região. A quinta-feira é abafada na Região Centro-Oeste, com altas temperaturas durante a tarde.

No estado de Goiás, no Distrito Federal, no leste e oeste de Mato Grosso, no oeste e nordeste de Mato Grosso do Sul, o sol aparece ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.

Nas outras áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, incluindo as capitais Cuiabá e Campo Grande, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia, mas intercaladas com períodos de sol.

Há risco de fortes pancadas de chuva em todas as áreas do Centro-Oeste.

 


Região Nordeste

 

Um vórtice ciclônico em altos níveis atua sobre o Nordeste do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para a chuva.

O sol aparece forte em todos os estados do Nordeste nesta quinta-feira. Apesar do calor, poucas áreas da região terão chuva.

O oeste da Bahia, o centro-sul do Maranhão e o sul do Piauí podem ter pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

A chuva é passageira no litoral da Bahia e também na faixa litorânea entre Alagoas e o Ceará.

 


Região Norte

 

Nuvens carregadas crescem sobre quase todas as áreas da Região Norte do Brasil por causa do calor e da alta umidade.

O sol e o tempo seco predominam apenas no centro sul do Amapá e no norte do Pará.

Em todas as outras áreas da região, o sol aparece em grande parte do dia e ocorrem pancadas de chuva e raios,  principalmente à tarde e à noite .Há risco de fortes pancadas de chuva.


Alertas meteorológicos para  23/11/2023- quinta-feira


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Palmas, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Manaus e Boa Vista.


Perigo de temporais e chuva volumosa , com rajadas de vento da ordem de 91 km/h no Vale do Itajaí (SC) e leste do Paraná, no sul e litoral de São Paulo.


Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no centro, oeste e norte de Santa Catarina, no Paraná, (exceto no leste do estado), em São Paulo (exceto no sul e litoral do estado), no sul do Rio de Janeiro, no sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, no sul e leste de Mato Grosso do Sul, no centro, norte e sudeste de Mato Grosso, no lete de Rondônia, no centro-oeste do Acre, no sul, centro e oeste e sudeste do Amazonas, no centro-sul do e leste do Pará, no norte do Tocantins


Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h na serra do Rio de Janeiro, Grande Rio e região dos Lagos, na Zona da MAta Mineira, no centro-oeste de Minas Gerais, 

 em Goiás (exceto no extremo sul do estado), no centro, oeste e norte de Mato Grosso do Sul, no oeste, sul e nordeste de Mato Grosso, no centro, sul, norte e oeste de Rondônia, no sul Acre, norte do Amazonas, em Roraima, centro-oeste e norte do Pará, no centro-oeste e centro-sul do Maranhão, centro-sul  do Piauí


Atenção com o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no nordeste/leste de Minas Gerais (inclui Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha), interior  da Bahia,  centro-leste e norte do Piauí, interior do Ceará, sertão do Nordeste

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias