Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sexta-feira com muita chuva no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

O ar muito quente que está sobre o Brasil e a umidade do ar elevada são os ingredientes básicos para a formação de nuvens carregadas, que provocam chuva forte, raios, intensas rajadas de vento e às vezes granizo em muitas áreas do país.

 

Uma baixa pressão atmosférica se intensifica na costa de São Paulo e dá origem a uma frente fria, que já avança para o Rio De Janeiro nesta sexta-feira, aumentando o risco de chuva forte no Sudeste,

 

Outra baixa pressão sobre o Paraguai estimula nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil. 

 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no litoral da Região Norte.

 

 

Risco de chuva forte em muitos estados do Brasil (Foto: São Paulo (SP), por Vinícius Lucyrio)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 19/01/2024 -sexta-feira

 


Região Sul

 

Uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o ar quente e úmido que está sobre o Sul do Brasil formam nuvens carregadas sobre a Região Sul. 

O Rio Grande do Sul tem períodos com sol e pancadas de chuva. A chuva ainda pode ser no extremo norte do estado, onde estão a serra e o planalto.

 

Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica mais instável, com pancadas de chuva frequentes e risco de temporais, incluindo na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba. Há risco de fortes rajadas de vento e potencial para alagamentos . Já choveu forte nesta quarta-feira em várias regiões destes estados.

 


Região Sudeste

 

O Sudeste continua muito abafado nesta sexta-feira. O ar muito quente e a umidade do ar elevada sobre o Sudeste estimulam a formação de nuvens carregadas, que provocam chuva forte, raios, intensas rajadas de vento e às vezes granizo. Nesta sexta-feira, uma baixa pressão atmosférica se intensifica na costa de São Paulo e dá origem a uma frente fria, que já avança para o Rio de Janeiro aumentando o risco de chuva forte no Sudeste.

 

O centro-norte do Espírito Santo, e no norte e leste de Minas (inclui Vales do Rios Doce e do Jequitinhonha) continuam com sol forte e sem chuva. 

 

No centro, sul e leste de São Paulo (inclui Grande SP), no sul do estado do Rio e no Sul de Minas passam o dia com muitas nuvens e há condições para chuva desde a madrugada ou manhã. O sol pode aparecer um pouco. A chuva pode ser forte em vários momentos também à tarde e à noite. Há potencial para alagamentos.

 

O restante de São Paulo, do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no centro e oeste de Minas, Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Grande Vitória e sul capixaba, terão várias horas com sol forte, mas as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e-ou noite. Pode chover forte.

 

 

Região Centro-Oeste

 

Alta pressão atmosférica influencia o Centro-Oeste do Brasil e menos nuvens carregadas crescem em grande parte da Região. O calor ainda é intenso em todo o Centro-Oeste.

A maioria das áreas do Centro-Oeste  tem muito sol e possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite.

 

Não deve  chover na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

 

No norte de Mato Grosso, o ar mais úmido facilita a formação de mais nuvens e as condições para chuva são maiores. As pancadas de chuva podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.

 

 

Região Nordeste

 

O ar úmido está se espalhando novamente sobre o interior do Nordeste as condições para chuva voltam a aumentar. A Zona de Convergência Intertropical ajuda a provocar chuva na costa norte do Nordeste.

 

O dia é com sol forte e sem chuva o oeste, sudoeste e extremo sul da Bahia, no interior do Ceará e do Rio Grande do Norte. 

 

No Maranhão, no Piauí, no sertão e no Recôncavo Baiano as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, mas o sol aparece em grande parte do dia.  

Sol e pancadas de chuva fracas a moderadas na faixa litorânea do sul de Sergipe ao Rio Grande do Norte.

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre a Região

 

Não há previsão de chuva apenas para a região de Boa Vista.

 

Em todas as demais áreas da Região Norte, o sol forte por várias horas e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

 


Alertas meteorológicos para 19/01/2024 -sexta-feira

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Velho, Manaus, Belém, Palmas, Macapá, São Luís, Salvador

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no oeste de Santa Catarina, sul, sudoeste, centro e leste do Paraná, centro, sul e leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, noroeste/ norte de Mato Grosso, sul e sudoeste do Pará, centro, leste e norte de Rondônia, norte do Amapá, sudeste do Amazonas, Recôncavo Baiano.

 


Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h norte do Rio Grande do Sul, centro, sul, leste e norte de Santa Catarina, centro, norte, oeste e noroeste do Paraná, sul e centro-leste de São Paulo, centro e norte do Rio de Janeiro Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, sul capixaba, centro-leste e nordeste de Mato Grosso, Maranhão, sul do Piauí, Tocantins, centro, leste e litoral do Pará, centro, sul e oeste do Amapá, Amazonas, oeste e sul de Rondônia, centro-sul de Roraima.

 


Atenção para chuva moderada no litoral  gaúcho e na Grande Porto Alegre, e na faixa litorânea entre Aracaju e Natal.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias