Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva no Norte, Nordeste e no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

10 min de leitura

Oferecido por

A semana começou com um sistema de alta pressão atmosférica ganhando força sobre parte do Brasil, que vai reduzir a chuva em parte da Região Sudeste, do Centro-Oeste e sobre a Bahia.

 

Mas com a intensificação de baixas pressões atmosféricas, uma no mar, na costa de Santa Catarina, e outra sobre o Paraguai, muitas nuvens carregadas crescem sobre o Sul do Brasil e provocam chuva forte nos três estados.

 

A água do mar está mais quente do que o normal na costa norte do Brasil e isso ajuda a manter as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalhadas entre o litoral norte do Nordeste, o litoral do Pará e do Amapá. 

 

A circulação de ventos de um vórtice ciclônico em altos níveis (circulação de ventos no sentido horário em torno de 10 km de altitude), que se desloca do Tocantins para o Mato Grosso e Rondônia mantém as nuvens carregadas sobre parte do Norte e do Centro-Oeste do país.

 

 

O equinócio de outono, ou equinócio de março, início astronômico do outono, será no dia 20 de março, às 00h06, pelo horário de Brasília.

 

 

 

 

Muita chuva no Norte, Nordeste e Sul do Brasil (Foto: Getty Images)

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 27/02/2024 - terça-feira

 


Região Sul

 

A presença de ar quente e úmido sobre a Região Sul do Brasil e de baixas pressões atmosféricas sobre o Paraguai e sobre o mar,, na costa de Santa Catarina,  geram nuvens carregadas sobre os três estados da Região.


A terça-feira com alerta para muita chuva sobre o Rio Grande do Sul,  no centro,  oeste e Sul de Santa Catarina.  em todas essas áreas,  as e podem ocorrer várias vezes ao longo do dia.   o alerta é para chuva volumosa que pode causar transtornos para a população.  há risco de temporais também na grande Porto Alegre.


Na grande Florianópolis, no litoral norte e no planalto norte de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e em todo o Paraná, o sol aparece pela manhã e as pancadas de chuva com raios devem acontecer à tarde e à noite. Há risco de chuva forte. Pode chover forte também na grande Curitiba.

 


Região Sudeste

 

Um sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre a Região Sudeste. Alta pressão atmosférica cria um movimento do ar de cima para baixo que reduz a umidade em superfície e as condições para chuva.

 

Este sistema de alta pressão atmosférica vai deixar o tempo firme, com muito sol e pouca chuva nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Pode chover rapidamente no norte Capixaba e na região do Vale do Jequitinhonha,  na divisa de Minas com o sul da Bahia.

 

No Norte e Noroeste do Rio De Janeiro e no norte do estado de São Paulo, esta terça-feira também será com predomínio de sol e tempo seco.

 

No Grande Rio, na Grande São Paulo e nas demais áreas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, o sol vai aparecer forte, mas há previsão de algumas pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite. A chuva pode ser moderada a forte na tríplice divisa de São Paulo, com Minas e com o Rio de Janeiro e também na divisa de São Paulo com o Paraná.

 


Região Centro-Oeste

 

Um sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre o Goiás e sobre o Distrito Federal e deixa o tempo firme nesta terça-feira, com muito sol. Não há previsão de chuva nestas áreas. 

 

O sol forte e o tempo seco também vão predominar no leste de Mato Grosso e na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás.

 

O norte de Mato Grosso,  pode ter pancadas de chuva a qualquer hora do dia,  mas tem previsão de períodos com o sol.

 

Em Mato Grosso do Sul e nas demais áreas de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, o sol deve aparecer na maior parte do dia, sempre junto de algumas nuvens, e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.

 


Região Nordeste

 

O ar quente e úmido que está sobre o Nordeste e a presença da Zona de Convergência Intertropical mantém as nuvens carregadas sobre a maioria das áreas da Região.

 

Os estados do Maranhão, do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba passam esta terça-feira com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. A situação de alerta para temporais. 

 

A chuva mais volumosa,  com maior potencial para transtornos para a população, deve ocorrer sobre o Ceará, em Teresina e no norte do Piauí em São Luís e no centro-norte do Maranhão

 

O sol e o tempo seco vão predominar sobre o oeste da Bahia e na região do Vale do São Francisco. 

 

Nas outras áreas da Bahia, em Sergipe,  Alagoas e em Pernambuco vão ocorrer pancadas de chuva nesta terça-feira, mas com períodos de sol na maior parte do dia. A chuva pode ser moderada forte no litoral da Bahia inclusive em Salvador.

 


Região Norte

 

A combinação do ar quente úmido, com a Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil e com um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis que passa pelo sul da Região Norte nesta terça-feira vão produzir grandes nuvens e muita chuva sobre o Norte do Brasil.

 

Apenas o extremo sul do Tocantins tem um dia com sol forte e sem chuva. 

 

O sul de Roraima, a região de Manaus e o nordeste do Amazonas, o leste, nordeste e litoral do Pará, o litoral do Amapá, o norte do Tocantins e o centro-oeste do Acre ficam em alerta para fortes pancadas de chuva, que podem ocorrer várias vezes no decorrer do dia. 

 

Atenção para chuva forte sobre a região de Manaus, Macapá e Belém.

 

As demais áreas da Região Norte terão pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 

 

 

Alertas meteorológicos para 27/02/2024 - terça-feira

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h no oeste, centro, leste e norte do Rio Grande do Sul (inclui Porto Alegre), serra e litoral sul de Santa Catarina, Ceará, Teresina e norte do Piauí, São Luís e centro-leste, centro-oeste e litoral do Maranhão, litoral do Pará e divisa do Pará com o Maranhão.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no sudoeste/sul do Rio Grande do Sul (somente na madrugada e manhã), no oeste, centro e norte de Santa Catarina e Vale do Itajaí, Paraíba, Rio Grande do Norte, centro do Piauí, centro-sul do Maranhão, extremo norte do Tocantins, nordeste do Pará, ilha de Marajó, região de Santarém/Óbidos (oeste do Pará), região de Manaus e nordeste do Amazonas, centro-oeste do Acre.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h Paraná, sul de São Paulo e divisa de São Paulo com o Paraná, Vale do Paraíba (SP), tríplice divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Pernambuco, litoral da Bahia, centro-sul do Piauí (exceto divisa com a Bahia), centro, oeste e norte do Tocantins, interior do Amapá, região de Altamira (PA), centro, sul e leste do Pará, Amazonas (exceto no nordeste do estado), Roraima, Rondônia e centro-leste do Acre. 

 

Atenção para chuva moderada no na divisa da Bahia com Sergipe, em todo o estado de Sergipe e no norte do Espírito Santo 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias