Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pancadas de chuva ocorrem em quase todas as Regiões do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Uma massa de ar quente seco se intensifica e se espalha sobre o centro-sul do Brasil reduzindo a umidade no ar e as condições para chuva no Sul do Brasil, em parte de Mato Grosso do Sul, de São Paulo, de Minas Gerais e no estado do Rio De Janeiro. O ar fica mais seco e o calor aumenta nestas regiões. 

 

O ar quente e úmido ainda predomina sobre a maior parte do país e mantém as condições favoráveis à chuva em parte do Sudeste, em praticamente todas as áreas do Centro-Oeste, do Nordeste e no Norte.  

Uma frente fria se afasta em alto-mar, entre o sul da Bahia e o Espírito Santo. A massa de ar seco que atua no Sul do Brasil afasta para alto-mar outra frente fria que passa pelo extremo sul gaúcho.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil

 

Pancadas de chuva ocorrem em quase todas as Regiões do Brasil (Foto: Getty Images)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 13/03/2024 -quarta-feira

 


Região Sul

 

O ar quente e seco predomina sobre o Sul do Brasil reduzindo nebulosidade e condições para chuva. 


A Região Sul será um dos locais mais secos do Brasil nesta quarta-feira. Praticamente toda a Região Sul tem um dia com sol forte, calorão à tarde e algumas nuvens, mas sem chuva.


No extremo sul do Rio Grande do Sul, na região do Chuí, o sol aparece e podem ocorrer pancadas de chuva.

 


Região Sudeste

 

Uma massa de ar seco ganha força sobre parte do Sudeste reduzindo a umidade e as condições para chuva em parte da Região. Uma frente fria se afasta em alto mar entre o Espírito Santo e o sul da Bahia

 

Dia com sol forte e calor no estado de São Paulo. Pancadas de chuva ocorrem apenas no extremo norte do estado. Muito sol e aumento do calor no estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira.

 

As demais regiões mineiras terão períodos com sol no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 

No Espírito Santo, o dia é com sol e algumas pancadas de chuva, que não vão causar problemas. 

 

 

Região Centro-Oeste

 

O ar seco e quente ganha força sobre o Mato Grosso do Sul, mas o ar úmido e quente ainda predomina sobre as demais áreas da Região Centro-Oeste.

 

Sol, muito calor e tempo seco no  oeste e sul de Mato Grosso do Sul. O restante do estado tem sol e calor, mas há chance de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, mas que não devem ser fortes.

 

Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal têm um dia com períodos com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios principalmente  à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. 

 


Região Nordeste

 

O calor e umidade do ar elevada e a presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical mantém as condições para chuva por quase todo o Nordeste. A água do mar com temperatura acima do normal ajuda a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.

 

Quase todo o Nordeste tem uma quarta-feira com períodos de sol e várias pancadas de chuva com raios e que podem ser moderadas a fortes. 

Quarta-feira com sol e tempo seco apenas na região centro-norte da Bahia. 

A chuva deve ser mais volumosa no interior do Maranhão, do Piauí, do Ceará e no sertão.

 

 

Região Norte

 

O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e a influência da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre a Região.

 

Quase toda a Região Norte tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e a à noite. Há risco de chuva forte, exceto no centro-leste do Acre e no centro-norte de Roraima.

 

A chuva mais volumosa deve ocorrer o norte do Amazonas, no Amapá e  norte do Pará.

 


Alertas meteorológicos para  13/03/2024 -quarta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Goiânia, Cuiabá, Brasília, Recife, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no Distrito Federal, no norte e nordeste de Goiás, no noroeste de Minas Gerais, no litoral de Pernambuco, no sertão de Alagoas, de Pernambuco , no sul do Ceará, em Teresina na região central do Piauí e no centro-leste do Maranhão

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h norte do centro-oeste, nordeste de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha), Goiânia e todo o centro, sul e oeste de Goiás, divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso e com Goiás, Mato Grosso (exceto fronteira com a Bolívia),oeste, sudoeste, extremo sul da Bahia, Salvador, litoral norte e nordeste baiano, Sergipe e Alagoas (exceto sertão destes estados),agreste de Pernambuco, na Paraíba, Rio Grande do Norte, interior do Ceará (exceto sul do estado), centro-sul e norte do Piauí, Maranhão (exceto extremo sul e centro-leste do estado), Tocantins, Pará, Amapá, centro-sul de Roraima, Amazonas, centro-oeste do Acre e Rondônia.

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% no sul de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul

 

Atenção com o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30%, no centro-sul e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sul, centro, norte/noroeste do Paraná, centro, oeste e sul de São Paulo, sudoeste e leste de Mato Grosso do Sul, centro e norte de Roraima.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias