Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primeiro dia de outono é com muito calor e chuva no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

 O outono começa oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília.

 

A nova estação começa com as características de verão. Todo o país continua muito quente e com muita umidade. Por isso, nuvens carregadas crescem facilmente sobre o Brasil e provocam muitas pancadas de chuva.

 

A chegada de uma forte frente fria ao Rio Grande do Sul muda traz chuva forte para parte da Região Sul. Esta frente fria vai romper a massa de ar quente nos próximos dias e aliviar o calor em áreas do Sudeste e até em Mato Grosso do Sul.

 

Outono 2024 começa com jeito de verão: muito calor e muita umidade no Brasil

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 20/03/2024 -quarta-feira

 


Região Sul

 

O ar úmido e quente que está sobre o Sul do Brasil. A chegada de uma forte frente fria estimula mais áreas de instabilidade sobre a Região.


A nova frente fria vai provocar tempestades na fronteira com o Uruguai. As demais do Sul têm sol de manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover forte também nas outras regiões gaúchas, no oeste e centro-sul catarinense e no sul do Paraná.

 


Região Sudeste

 

O ar quente e úmido ainda predomina no Sudeste. O norte e o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo devem esquentar mais. O calor e a umidade do ar elevada estimulam o crescimento de nuvens carregadas sobre todos os estados do Sudeste.

 

Na maioria das áreas do Sudeste, o outono começa quente e abafado. O sol aparece e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Alerta para temporais na divisa de São Paulo com Minas, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e na Mantiqueira, em SP. 


Quarta-feira com muito sol e calorão no litoral norte do Rio De Janeiro, no Espírito Santo, no leste e norte de Minas Gerais.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados. O estado de  Mato Grosso do Sul ainda deve ser um dos locais mais quentes do Brasil.

 

Na maioria das áreas do Centro-Oeste, o outono começa quente e abafado. O sol aparece e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

Mas o primeiro dia do outono será com sol e tempo seco, sem chuva na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia e no oeste de Mato Grosso.

 


Região Nordeste

 

O ar úmido e quente que está sobre o Nordeste e a presença da Zona de Convergência Intertropical estimulam nuvens de chuva sobre todos os estados da Região.

 

A  maioria das áreas do Nordeste tem períodos com sol, muitas nuvens e pancadas de chuva nesta quarta-feira. Alerta para temporais no Maranhão, no Piauí e no Ceará. 

 

Já no norte e litoral da Bahia, no litoral de Sergipe, em Alagoas e no centro-leste de Pernambuco, as pancadas de chuva serão, em geral, fracas a moderadas. Mas a região de Salvador pode ter chuva moderada a forte e com raios. 


Sol e tempo seco, sem chuva, na Chapada Diamantina e centro-sul da Bahia

 


Região Norte

 

Muitas nuvens carregadas continuam se formando sobre a Região por causa do ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical.

 

A maioria das áreas da Região Norte continua tendo pancadas de chuva com raios nesta quarta-feira, que podem ser fortes, mas intercaladas com períodos de sol.

 

Alerta para temporais no centro e norte do Pará, no centro e sul do Amapá. A chuva deve ser muito volumosa no litoral do Pará e na ilha de Marajó.

 


Alertas meteorológicos para  20/03/2024 -quarta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Salvador, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Rio Branco e Porto Velho.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h no litoral do Pará e na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no centro, oeste e sudeste do Rio Grande do Sul, na divisa de São Paulo com Minas, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e na Mantiqueira, em SP, no Maranhão (exceto sul do estado, no cetro e norte do Piauí (inclui Teresina), extremo norte do Tocantins, centro e norte do Pará (exceto litoral do estado), centro e sul do Amapá, norte e nordeste do Amazonas

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro-norte do Rio Grande do Sul, Grande Porto Alegre, oeste, centro e sul de Santa Catarina, sul do Paraná norte/noroeste de São Paulo, Grande SP, litoral norte, Vale do Paraíba e Mantiqueira, Rio de Janeiro exceto litoral norte, norte/nordeste de Mato Grosso do Sul, sudeste, leste e norte de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, interior do Rio Grande do Norte e do Ceará, sul do Piauí e do Maranhão, Tocantins (exceto extremo norte do estado), norte/noroeste do Amapá, sul de Roraima, Amazonas (exceto nordeste/norte do estado), centro e leste do Acre, Rondônia, região de Salvador

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias