Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia de temporais no Sul, em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

As características do verão ainda predominam no Brasil. Com muita umidade no ar e as altas temperaturas em todo o país, nuvens carregadas crescem sobre o Brasil nesta quinta-feira e fortes pancadas de chuva são esperadas em quase todos os estados brasileiros.

 

Uma nova frente fria avança forte sobre o Sul do país nesta quinta-feira com potencial para provocar temporais na Região Sul. Durante a tarde e a noite desta quinta-feira, com o calorão e a aproximação da frente fria, entram em alerta para temporais também o Mato Grosso do Sul, São Paulo, o centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais.

 

Na sexta e no sábado, a passagem desta frente fria espalha tempestades sobre o Sudeste. 

 

No Norte e o no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical continua contribuindo para aumentar a chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.

 

Temporais se espalham sobre o Sul do Brasil com avanço de forte frente fria (Foto: Getty Images)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 21/03/2024 -quinta-feira

 

Região Sul

 

O Sul do Brasil entra em alerta para temporais nesta quinta-feira. Além do ar quente e úmido que está sobre a Região, uma forte frente fria avança sobre o  Sul do Brasil e espalha nuvens muito carregadas sobre os três estados.


A chuva deve ser mais volumosa e preocupante no Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai deve chover muito na madrugada, depois a chuva para e o sol já aparece pela manhã. Na Grande Porto Alegre na faixa centro-oeste e centro-leste do Rio Grande do Sul, os temporais devem ocorrer na madrugada e manhã. A chuva vai diminuindo à tarde até parar à noite.

 

No norte gaúcho, incluindo a serra, no oeste, serra e sul de Santa Catarina também tem risco de temporal principalmente à tarde e à noite.

 

Nas demais áreas de Santa Catarina e no Paraná, as fortes pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite. Mas no sul e sudoeste paranaense, região de Foz do Iguaçu, a chance de chuva pela manhã já é alta.

Há risco de ventania, alagamentos e granizo nos três estados.

 


Região Sudeste

 

O ar quente e úmido ainda predomina no Sudeste e nuvens carregadas crescem em quase toda a Região. A aproximação de uma frente fria aumenta o risco de chuva forte  sobre São Paulo, Rio de Janeiro e o Sul de Minas

 

Nesta quinta-feira, só não deve chover no Espírito Santo e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha. O sol fica forte o dia todo.

 

As demais áreas do Sudeste também terão sol e muito calor no decorrer do dia, mas tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

 

A aproximação da frente fria junto com o calor deixam em alerta para temporais o estado de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro, o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste e nuvens carregadas se formam sobre toda a Região. A aproximação de uma frente fria aumenta o risco de chuva forte em Mato Grosso do Sul.

 

Em quase  todo o Mato Grosso, no Distrito Federal e no leste/nordeste de Goiás e em Mato Grosso do Sul, esta quinta-feira será com predomínio de sol de manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

 

O calor intenso e a aproximação de uma frente fria aumentam o risco de temporais em Mato Grosso do Sul.

 

Em Goiânia, no oeste, centro e sul de Goiás, a chuva ocorre a qualquer hora e também pode ser forte.

 


Região Nordeste

 

As condições para chuva permanecem altas no Nordeste. A zona de Convergência Intertropical e o predomínio de ar úmido e quente estimulam o crescimento de nuvens de chuva sobre todos os estados da Região.

 

Esta quinta-feira será mais um dia com períodos com sol, muitas nuvens e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite em quase todo o Nordeste.

Alerta para temporais no centro-oeste, centro-leste e norte do Maranhão e centro-norte no Piauí, incluindo as capitais São Luís e Teresina.


Dia de sol e sem chuva apenas na região do sul da Bahia, na Chapada Diamantina, no nordeste baiano, em Sergipe e no interior de Alagoas. 


No litoral da Bahia, no litoral de Alagoas e no centro-leste de Pernambuco, interior da Paraíba, as pancadas de chuva devem ser fracas a moderadas. 

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical deixam muitas nuvens carregadas sobre a Região.

 

A maioria das áreas da Região Norte tem um dia com períodos de sol e  pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, que podem ser fortes.

 

Alerta para temporais no litoral e nordeste do Pará

 

Dia de sol e calorão em Boa Vista e no centro, norte e leste de Roraima.

 

 

Alertas meteorológicos para  21/03/2024 - quinta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Rio Branco e Porto Velho.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h no sul do Rio Grande do Sul na madrugada, na Grande Porto Alegre, no centro-oeste e centro-leste do Rio Grande do Sul pela manhã, no norte gaúcho, oeste e sul de Santa Catarina à tarde e à noite, no litoral do Paraná e de São Paulo.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, na serra e sul do estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata Mineira, em Mato Grosso do Sul, no leste de Mato Grosso, em Goiânia e em quase todo o estado de Goiás (exceto leste e nordeste do estado), centro-oeste, centro-leste e norte do Maranhão, centro-norte no Piauí, litoral e nordeste do Pará.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no Grande Rio e região dos Lagos (RJ), Grande Belo Horizonte, centro-oeste e noroeste de Minas Gerais, Mato Grosso (exceto leste do estado), Distrito Federal, leste e nordeste de Goiás, oeste da Bahia, interior do Rio Grande do Norte, Ceará (exceto sul do estado), centro-sul do Piauí e do Maranhão, Tocantins, centro-sul do Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia.

 

Atenção para chuva moderada na região do litoral sul da Bahia e no litoral entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias