Quarta-feira seca em quase todo o Brasil

28/04/2020 às 18:27
por Redação

Oferecimento
Algumas localidades brasileiras podem registrar índices de umidade abaixo de 30%

Os últimos dias de Abril vão terminar com a influência de uma grade massa de ar seco sobre boa parte do Brasil. A quarta-feira, 29 de Abril será marcada por muito sol e índices de umidade muito baixos em várias localidades brasileiras.

 

O predomínio desta massa seca inibe a formação de nuvens e a chegada de frentes frias. Por isso, a previsão indica muito sol sem expectativa de chuva no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, quase todo o Mato Grosso, Rio De Janeiro, Piauí e Bahia. Também não chove no centro-sul do Ceará, agreste e sertão de Pernambuco. 

 

As capitais, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília e Palmas terão um dia de bastante sol sem chuva.

 

Atenção para baixos índices de umidade  

 

Algumas áreas do centro-oeste paulista e de Minas Gerais, oeste de Santa Catarina e do Paraná e em todo o Mato Grosso do Sul poderão registrar índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%.

 

Onde vai chover?

 

Uma frente fria se afasta pelo mar na altura a altura do Rio Grande do Sul e a atuação de um sistema de alta pressão na Argentina favorece a entrada de ventos mais frescos no centro-sul e leste gaúcho. Por isso, nestas áreas o dia fica cheio de nuvens. Na fronteira, pode chover fraco intercalando períodos com garoa durante a madrugada e início de manhã e no decorrer do dia já não chove mais, porém os vento sopram moderados. Em Porto Alegre, Santa Maria e em Tramandaí, o sol aparece entre muitas nuvens e possibilidade de chuviscos no decorrer do dia. 

 

Ventos úmidos que sopram do mar deixam o tempo instável em Vitória e Salvador. O excesso de nuvens e a chuva deixa a temperatura baixa. Na Grande Vitória, não há risco de chuva forte, mas é uma chuva fraca e em algum momento ou outro pode chover de forma mais grossa. No norte capixaba, a chuva será rápida. 

 

Dia com muita nebulosidade também no norte do Rio de Janeiro com possibilidade de chuviscos.  

 

As áreas de instabilidade aumentam em Salvador. O tempo fica bastante instável nesta quarta-feira com chuva frequente de moderada a forte intensidade e alguns momentos. Nas demais áreas da faixa leste do Nordeste, o sol aparece e chove de forma rápida.

 

No Norte, a instabilidade fica concentrada entre o Amapá e o norte do Pará. As capitais Belém e Macapá ficam em alerta para o risco de temporal. Nuvens carregadas se espalham e provocam chuva no decorrer do dia no oeste do Acre e no sudoeste do Amazonas. Em Manaus, algumas pancadas de chuva já ocorrem pela manhã.

 

Nas demais áreas da região, sol e pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. 

 

Leia também: Quando volta a chover em São Paulo 

Recorde de frio em Belo Horizonte

 

Foto: Luciana Sacramento - Belo Horizonte - MG

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

40mm / 90%

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%