Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para temporal no Sudeste e Centro-Oeste nesta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

Vários sistemas meteorológicos vão influenciar as Regiões Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias. O volume de chuva para estas regiões é bastante elevado e com alto potencial para provocar transtornos. 

Uma frente fria segue avançando pela costa do Sudeste e este sistema ajuda organizar um grande corredor de umidade que vai provocar chuva do Sudeste ao Norte do país nos próximos dias.

 

Mundo teve grandes tragédias com tempestades em janeiro

 

Imagem do Satélite GOES-16 - Canal 13 por <a href='https://www.climatempo.com.br/' >Climatempo</a>

Imagem do Satélite GOES-16 - Canal 13 por Climatempo

 

Previsão de muita chuva para SP e RJ nos próximos dias

 

A semana segue com predomínio de muitas nuvens e chuva frequente em grande parte de São Paulo, Rio De Janeiro, áreas do sul, região serrana e noroeste do Espírito Santo, Minas Gerais(principalmente o centro-sul), Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e norte/noroeste de Mato Grosso do Sul.

 

Entre os dias 6 e 12 de fevereiro o destaque é para os grandes volumes de chuva esperados nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, com volumes que passam dos 100mm em várias áreas. Em alguns pontos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás, os volumes podem se aproximar de 300 a 400mm, como mostra o mapa abaixo.

 

Lembrando que, mesmo nas regiões com volumes mais baixos, é alto o risco de transtornos devido ao solo já saturado.

 

A Climatempo alerta para o alto risco de enchentes, deslizamentos de terra e transbordamento de rios córregos.

 

 

download (61)

 

 

O litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro vai receber bastante chuva neste período. Além disso, outro destaque é a agitação marítima neste início de semana. 

 

Mar agitado com risco de ressaca no litoral do Sul e Sudeste

 

Leia informações extras em: Dicas para perceber a chegada do temporal na praia

 

Mais chuva para BH e São Paulo

Em Belo Horizonte, o mês de janeiro foi bastante complicado. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 528,2mm na capital, sendo que 481mm foram acumulados apenas até o dia 15. A média de chuva para o mês é de 329,1mm. Assim, o valor total ficou 60,5% acima da média para o mês. Para fevereiro, a média de chuva histórica é de 181,4mm, sendo que só nos primeiros 5 dias do mês já choveu 57,4mm, segundo dados do INMET.

 

Muita chuva em Belo Horizonte nesta semana

 

São Paulo também fechou janeiro com chuva acima da média. O acumulado foi de 382,2mm e a média para janeiro é de 288,2mm, de acordo com o INMET. Em fevereiro, a média de chuva histórica é de 246,2mm. Até o momento, choveu 23,2mm na estação convencional do Mirante de Santana, segundo dados do INMET, mas a tendência é que fevereiro ainda seja marcado por volumes bastante expressivos de chuva, que podem fazer a capital fechar fevereiro com chuva acima da média novamente.

 

precipitacao_anomalia_mensal_reanalise_2022-02-01 (3)

Mapa da anomalia de chuva para o mês de fevereiro

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias