Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Duas tempestades de inverno nesta semana sobre os EUA

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock
Revisado por: Paula Soares

 

A tempestade de inverno Nancy já trouxe mais 23,1cm de neve em Billings, em Montana, no norte do Estados Unidos, e entre a Dakota do Norte e a Dakota do Sul foram quase 31cm de neve, com relatos de danos.

 

Essa tempestade é uma frente fria nomeada, que traz e ainda trará tempo severo e nevasca, além de grande quantidade de neve.

 

A tempestade de inverno Nancy seguirá rumo ao nordeste e sudeste dos Estados Unidos, causando tempestades no centro-sudeste dos EUA, e neve no nordeste e metade norte dos EUA. Ela atuará no país de forma direta até quarta-feira (23).

 

A segunda tempestade de inverno desta semana é a Oakllee, que afeta mais entre quarta e sexta-feira (25), em especial, causando mais nevasca e com grande quantidade de neve acumulada, além de temporais no sul e sudeste do país.

 

Oakllee vem atrás da tempestade de inverno Nancy, e com o avanço da massa de ar do ártico pelo país, trará mais neve para a faixa sul dos Estados Unidos, se comparada com Nancy.


Na faixa oeste dos EUA, como na Califórnia, o desenvolvimento da tempestade Oaklee já causará bastante neve nesta terça-feira (22) e poderá ser o dia mais frio do ano. 

 image (4)

Mapa sinóptico dos Estados Unidos válido entre o início do dia 22/02 e o início do dia 23/02 . Fonte: NOAA(Administração Oceânica e Atmosférica Nacional).

 

A expectativa é de acumulados de neve, mais altos, entre 25 e 60cm, especialmente entre a Califórnia, Washington, Novo México, Colorado, Utah, Arkansa, Missouri, Illinois, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova Iorque, Tennessee, Virgínia Ocidental, e Kentucky.

 

  gfs_asnow_us_26-1

 Previsão de quantidade de neve nos Estados Unidos (em polegadas), até o final de semana (domingo(27/02). Fonte: Tropical Tidbits e o Modelo Numérico GFS(Global Forecast System).

 

Entenda as tempestades de inverno que a Europa enfrentou

 

Temperaturas baixas nos Estados Unidos

 

gfs_T2m_us_7-2

Temperaturas em Fahrenheit previstas no dia 23/02/2022. Fonte: Tropical Tidbits e o Modelo Numérico GFS(Global Forecast System).

 

 

image (12)

Temperatura mínima média desta semana nos Estados Unidos. Fonte: Modelo Numérico GFS(Global Forecast System).

 

 

gfs_T2m_us_15-3

Temperaturas em Fahrenheit previstas no dia 25/02/2022. Fonte: Fahrenheit e o Modelo Numérico GFS(Global Forecast System).

 

As temperaturas serão o destaque, que deve chegar entre -30 e -40°C nas faixas norte dos Estados Unidos, sendo que as temperaturas mínimas na média desta semana ficam abaixo dos -3°C em grande parte dos Estados Unidos.

 

 

Riscos de acumulados elevados e de tornados no sudeste dos EUA

image (9)

Volumes de chuva até às 12UTC do dia 01/03, nos Estados Unidos. Fonte: NOAA(Administração Oceânica e Atmosférica Nacional). 

 image (10)

Risco de chuva excessiva e inundação entre 22 e 23/02 nos EUA. Fonte: NOAA

 

Tanto terça(22), quanto ao longo dessa semana, por conta da passagem dessas duas tempestades de inverno, ou frentes frias, o tempo severo, com grandes acumulados e riscos de inundações, além de riscos para formação de tornados, vão ficar concentrados no sudeste e leste dos Estados Unidos.


Entre terça e quarta-feira (23) o risco maior para inundação e alagamentos, devido ao excesso de volume de chuva previstos, são entre Missouri, Illinois, Indiana, Kentucky, Tennessee, Arkansas, Mississippi, Alabama, e Vírginia. Aliás, nessas áreas, até o final de semana são esperados mais de 170mm, sendo que Kentucky, Tennessee, sudeste de Missouri e nordeste de Arkansas.

 

Ressalta-se que o risco de tornado é elevado tanto no sudeste quanto no sul dos Estados Unidos, há a influência das fortes correntes de jato e da entrada de umidade que vem dos jatos de baixos níveis. 

 

Aliás, como a variável SR Helicidade está acima dos 400, há grande potencial para formação de tornados, pois determina o total de vorticidade horizontal disponível para alimentação da tempestades. Além disso, há outras variáveis, e analises sinóticas que estão favoráveis a formação desse fenômeno ao longo desta semana.

 srh03.conus

 

 

Entenda a melhor: Qual a diferença entre tornado, downburst e microburst?

 

Veja também:

Petrópolis vive maior catástrofe natural de sua história

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias