Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Última sexta do verão é com calor e muita chuva no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

 

Outono chegando

 

O equinócio de outono (início do outono) no Hemisfério Sul ocorre no próximo fim de semana, no dia 20 de março, às 12h33, pelo horário de Brasília. A estação se estende até 21 de junho.

Confira os comentários dos meteorologistas da Climatempo sobre o outono 2022 no Brasil.

 

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

O ar quente e úmido predomina sobre o país e nuvens bastante carregadas continuam a se formar sobre quase todos os estados brasileiros.

 

Nesta sexta-feira, as condições para chuva aumentam sobre o Sul do Brasil com a chegada de uma nova frente fria, de forte intensidade. Essa frente fria vai trazer chuva forte e acentuada queda de temperatura também para Região Sudeste durante o fim de semana.

 

No extremo norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre o Norte e o Nordeste do Brasil, que provocam mais chuva forte nesta sexta-feira.

 

  

 

Foto: Porto Alegre (RS), por André C.

 

5 maiores temperaturas  no Brasil em 17/03/2022 (Inmet)

 

Silva Jardim (RJ): 37,6°C

Rio de Janeiro/Vila Militar (RJ): 37,5°C

Duque de Caxias/Xerém (RJ): 37,3°C

Niterói (RJ): 37,0°C

Seropédica (RJ): 36,2°C

 

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 17/03/2022 (Inmet)

 

Rio de Janeiro/Vila Militar (RJ): 37,5°C

Palmas (TO): 34,0°C

Boa Vista (RR): 33,6°C

Belém (PA): 33,3°C

Vitória (ES): 33,0°C

 

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais) 

 

 

Previsão do tempo para  18/3/2022 - sexta-feira

 

O verão vai terminando com ar calor e muita chuva sobre o Brasil e também com  chegada de uma frente fria especial. Esta frente fria é de forte intensidade e vem trazendo uma quantidade de ar frio, de origem polar, que há muitas semanas não se sente no Brasil. 

A sexta-feira é com tempo instável e muitas pancadas de chuva sobre quase todo o país. 

 

Em SP, no Sul do RJ e de MG, no Triângulo Mineiro e no oeste de Minas, o sol aparece forte, mas tem previsão de fortes pancadas de chuva à tarde e à noite. Mas a chuva não é generalizada. Chove só em alguns locais. Chove rápido no norte capixaba.

 

Na maioria das áreas das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ocorrem períodos com sol, junto de muitas nuvens, e as fortes pancadas de chuva acontecem a qualquer hora.

 

No Sul do Brasil, com a chegada da nova frente fria, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e a chuva vem forte durante a tarde e à noite. Mas no oeste e noroeste do RS e no sul de MS, chove a qualquer hora

 

O tempo fica firme, com sol o dia todo e sem chuva na maioria das áreas do RJ, de MG e do ES, incluindo as capitais Rio De Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Dia de sol também no Vale do São Francisco (BA)

 

Alertas meteorológicos para 18/3/2022 - sexta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Manaus, Belém, Macapá, Palmas, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador

 

Alerta para temporais: no sul e noroeste do RS, no oeste de SC, oeste, sul e noroeste do PR, sul de MS, norte de MT, no PA (exceto no sudeste do estado), no centro, norte e leste do AM, no oeste e centro-sul de RR, no litoral do AP, no MA (exceto no sul do estado), no centro-norte do PI

 

Atenção para chuva moderada a forte e com  raios, de forma isolada: no centro, leste e norte do PR, em SP (exceto no norte do estado, Mantiqueira e Vale do Paraíba), no Triângulo Mineiro e oeste de MG, no DF, GO, em MS (exceto no sul do estado),em MT, RO, leste do AC, sul e centro-oeste do MA, no sudeste do PA, norte e leste de RR, no interior do AP, no TO, no sul do MA, no centro-oeste do PI, no CE, RN, sertão da PB, no litoral da BA, de SE, AL, PE e PB

+ mais notícias