Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana começa com temperaturas baixas no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Foto: Gettyimages

Revisado por Stefanie Tozzo

 

A semana começa com temperaturas mais baixas nos próximos dias sobre a Região Sul do Brasil. O domingo (20) começa frio sobre o estado do Rio Grande do Sul, no centro e leste e sudeste de Santa Catarina e no centro, sul, e leste do Paraná, devido a atuação de uma massa de ar frio que veio na retaguarda da frente fria, associada a uma área de alta pressão atmosférica, indicado em A no mapa abaixo.

 

 

sin2.

Mapa indicando os sistemas de baixa e alta pressão atmosférica no domingo(20) no Brasil.

 

A segunda-feira (21), ainda começa com temperaturas mais baixas, principalmente sobre a faixa leste dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Mas, sem expectativa para chuva na maior parte do estado gaúcho, no centro oeste catarinense e paranaense , com exceção do litoral de Santa Catarina e em especial do Paraná, pois a chuva é constante e até volumosa, mesmo que pontualmente. Já no centro oeste gaúcho, oeste catarinense e oeste e noroeste Paraná, a tendência é que volte esquentar. Porém, o tempo fechado retorna na terça-feira (22) em parte dos estados do Sul do país, deixando as temperaturas baixas novamente em todo o Rio Grande do Sul, e em parte de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná.

 

As temperaturas ficarão baixas até o dia 27/03 (no último domingo de março), na maior parte dos estados catarinense, gaúcho e paranaense. E deve voltar a esquentar mais, a partir do dia 28/03.

 

tmin1

Temperaturas médias entre os dias 20 e 24 de março de 2022.

 

tmin2

Temperaturas médias entre os dias 25 e 29 de março de 2022.


Tendência de chuva para os próximos dias no Sul do país

 

No Sul do país e no sul e oeste do Mato Grosso do Sul os temporais devem aumentar entre a terça(22) e quinta-feira (24), pois nesse período, há instabilidades que se formam em diversos níveis da atmosfera e também o desenvolvimento de um novo ciclone extratropical no sul do país, que dará origem a uma nova frente fria, nesse período. Assim, até o dia 26 de março são esperados entre 50 e 200mm nessas áreas.

 

download

 

Acumulado de chuva previsto entre os dias 19/01 e 23/01/2022 no Brasil. Fonte: GFS (Global Forecast System). 

 

 

download (1)

 Acumulado de chuva previsto entre os dias 24/01 e 28/01/2022 no Brasil. Fonte: GFS (Global Forecast System). 

 

chuvawrf

  Acumulado de chuva previsto entre os dias 19/01 e manhã do dia 24/01/2022 no Brasil. Fonte: WRF (Weather Research and Forecasting)

 

Veja com mais detalhes como ficará o outono de 2022, em uma visão geral no Brasil.

 

Vídeo com a previsão geral para o Outono de 2022 no Brasil.

 

 Vídeo com a previsão para o Sul do Brasil do Outono de 2022.

Previsão para outros estados:

Previsão do clima no RJ no outono 2022

Previsão do clima em SP no outono 2022

 

+ mais notícias