Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Verão 2022 chega ao fim com muita chuva sobre o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Outono chegando

 

O equinócio de outono (início do outono) no Hemisfério Sul ocorre no próximo fim de semana, no dia 20 de março, às 12h33, pelo horário de Brasília. A estação se estende às 6h14 de 21 de junho

 

Confira a previsão para o outono de 2022, para cada região do Brasil, nesta playlist do nosso canal do Youtube

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Nuvens bastante carregadas se formam sobre quase todos os estados brasileiros, com potencial para provocar temporais. O Brasil termina o verão com uma condição típica da estação: muita umidade e calor no ar.

Neste sábado uma nova frente fria avança do Sul para o Sudeste do Brasil e com  forte intensidade. A passagem desta frente fria causa chuva forte e acentuada queda de temperatura no Sul, em SP, no RJ  durante o fim de semana. Na segunda-feira, esta frente fria muda o tempo no ES.

No extremo norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre o Norte e o Nordeste que também provocam chuva forte.

 

5 maiores temperaturas  no Brasil em 18/03/2022 (Inmet)

 

Silva Jardim (RJ): 37,6°C

Rio de Janeiro/Vila Militar (RJ): 37,5°C

Duque de Caxias/Xerém (RJ): 37,3°C

Niterói (RJ): 37,0°C

Seropédica (RJ): 36,2°C

 

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 18/03/2022 (Inmet)

 

Rio de Janeiro/Vila Militar (RJ): 38,2°C

Cuiabá (MT): 34,6°C

Boa Vista (RR): 33,6°C

Palmas (TO): 34,5°C

Porto Alegre (PA): 33,8°C

 

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais) 

 

 

 

São Paulo/SP por Marcelo Pinheiro

 

 

Previsão do tempo para  19/3/2022 - sábado

 

O último dia do verão é com muita umidade,  calor e muita chuva sobre o Brasil.  Uma frente fria, de forte intensidade, deixa o tempo mais instável no Sul, em SP e em MS e muitas pancadas de chuva ocorrem no decorrer do dia.

 

No centro-sul e oeste do RS, o céu fica nublado de manhã, mas o sol vai aparecendo durante a tarde. Na região de Porto Alegre, o sábado amanhece chuvoso, mas a chuva vai diminuindo ao longo do dia e a noite não deve chover mais. A temperatura cai em todo o Sul do Brasil.

 

Atenção para muita chuva no litoral do PR, no litoral sul de SP e na Baixada Santista.

Sábado com sol, calor e pancadas de chuva a partir da tarde no norte de SP, no sul do RJ, no Sul de MG e no Triângulo Mineiro em quase todas as áreas de GO e em MT 

O sol predomina o dia todo no DF, no leste e nordeste de GO, nas demais áreas de MG e do RJ e  no centro-sul do ES.

 

O tempo também fica firme, sem chuva, no sul do TO, no Oeste da BA e no Vale do São Francisco, no sertão de SE, de AL e no agreste de PE.

Na maioria das áreas das Regiões Norte e do Nordeste, ocorrem períodos com sol, junto de muitas nuvens, e as fortes pancadas de chuva acontecem a qualquer hora.

 

Alertas meteorológicos para 19/3/2022 - sábado

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Manaus, Belém, Macapá, Palmas, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Salvador

 

Alerta especial: temporais e chuva volumosa, no  litoral do PR, no litoral sul de SP e na Baixada Santista.

 

Alerta para temporais: no Vale do Itajaí (SC), no centro, leste e norte do PR, em , MS (exceto no norte do estado), no oeste, sul e leste de SP, no AC, AM (exceto no leste do estado), no sul e oeste de RR, no PA (exceto no oeste do estado), no AP, no norte do TO, no MA (exceto no sul do estado), no centro-norte do PI e norte e oeste do CE

 

Atenção para chuva moderada a forte e com  raios, de forma isolada: no norte do RS, no centro, sul e oeste de SC, no oeste e sul do PR, no centro-norte de SP, na Mantiqueira e Vale do Paraíba em SP, no norte de MS, sul e oeste de GO, em MT, RO, leste do AM, oeste do PA, no centro, norte e leste de RR, no interior do AP, no centro, oeste e nordeste do TO, no sul do MA, no centro, sul e oeste do PI, no centro, sul e leste do CE, no RN e litoral da PB, no litoral da BA.

 

Temperatura tem forte queda em São Paulo no fim de semana

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias