Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ainda chove forte em muitos estados brasileiros

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma frente fria avança do Sul do Brasil para São Paulo e Mato Grosso do Sul espalhando nuvens de chuva sobre estes estados. As nuvens carregadas estão saindo do Sul do Brasil e não há mais condições para tempestades. Durante o fim de semana, esta frente fria passa pela costa paulista e vai aumentar a nebulosidade e as condições para chuva sobre o Rio De Janeiro.

 

O ar frio de origem polar associado a esta frente fria entrou no Sul do Brasil e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul causando queda da temperatura.

 

O ciclone extratropical que se formou junto com esta frente fria já está sobre o mar, na costa do Uruguai e se afasta do continente durante o fim de semana. Este ciclone ainda pode provocar fortes rajadas de vento em parte do Rio Grande do Sul 

  

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) espalha muitas nuvens de chuva no extremo norte do Brasil, entre o Rio Grande do  Norte e o Amapá.

 

Foto: Catanduva (SP), por Esiel Herbertt

 

 

Calor

Nesta sexta-feira, 25 de março, o estado do Rio de Janeiro foi o lugar mais quente do país.  

 

5 maiores temperaturas  no Brasil em 25/03/2022 (Inmet)

 

Macaé (RJ): 38,0°C

Niterói (RJ): 37,8°C

Duque de Caxias (RJ): 37,5°C

Rio de Janeiro/Vila Militar (RJ): 37,0°C

Pão de Açúcar (AL), Seropédica (RJ) e Silva Jardim (RJ): 36,8°C

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 25/03/2022 (Inmet)

 

Rio de Janeiro/Vila Militar (RJ): 37,0°C

Boa Vista (RR): 35,1°C

Cuiabá (MT): 34,2°C

Belém (PA): 33,1°C

Vitória (ES): 32,7°C

 

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais) 

 

 

Previsão do tempo para 26/03/3022 -sábado

 

O primeiro fim de semana do outono ainda tem características do verão na maior parte do Brasil, com calor, muita nebulosidade e muitas pancadas de chuva com raios.

Este sábado é muito quente e com sol forte, sem chuva, no Norte/Noroeste do RJ, no ES, no Vale do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha, em MG, no Vale do São Francisco, sertão e chapada diamantina, na BA, no sertão de SE, de AL e de PE.

 

O Oeste e Sul de MS, a fronteira de MT com a Bolívia e a maioria das áreas da Região Sul também tem um sábado com sol, mas amanhece com muitas nuvens e até nevoeiro, mas a temperatura fica agradável, sem calor exagerado, por causa da presença de ar frio de origem polar. 

 

Forte linha de instabilidade casou estragos em SC

 

Ainda chove no Norte e Leste do PR, no Leste e Vale do Itajaí, em SC, incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis. A chuva ocorre a qualquer hora, fraca a moderada.

 

Todas as outras áreas das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e em toda a Região Norte, as pancadas de chuva ocorrem neste sábado acompanhadas de raios e com risco de fortes rajadas de vento.

 

No centro-oeste e sul de MG e no centro-sul do RJ, as pancadas de chuva tendem a ocorrer no fim da tarde ou à noite. 

 

Filmes que ajudam a entender a crise do clima

     

Alertas meteorológicos para 26/03/3022 -sábado

 

Alerta para chuva forte nas capitais: Florianópolis, São Paulo, Cuiabá, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Palmas, Boa Vista, Macapá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho,  

 

Alerta para temporais no noroeste, centro, sul e leste de SP, no nordeste de MS, no sul de GO, no centro, oeste e norte  de RO, AC, no AM (exceto o leste do estado), no centro e sul de RR, no centro e norte do AP, no norte e litoral do MA, do PI e do CE, no litoral do RN, da PB e de PE.

 

Atenção para chuva moderada a forte e com  raios, de forma isolada: no Norte de SP e Vale do Paraíba (SP), no leste de PE,  PB, interior do RN, interior do CE, no centro-norte do PI, no MA (exceto no norte do estado), no PA,no TO (exceto sul e leste do estado, no sul do AP, norte de RR, no leste do AM e sul de RO

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias