Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria deixa Bahia em alerta para muita chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

O calor intenso e a presença de uma frente fria no litoral da Bahia formam nuvens muito carregadas sobre o estado, com grande potencial para temporais. Estas nuvens também se formam por quase toda a Região Norte por causa do calor e da umidade do ar elevada.

O ar frio e seco de origem polar predomina sobre o Sul, Sudeste, em Mato Grosso do Sul inibindo a formação de nuvens. A nebulosidade se forma nas áreas litorâneas.

 

 

Nuvens carregadas de uma frente fria no litoral da Bahia

 

 

Frio no Brasil

 

O ar frio de origem polar predomina sobre o centro-sul do Brasil neste sábado e o dia amanhece frio em MS, nos estados do Sul e do Sudeste. Várias capitais podem ter as menores temperaturas de 2022 no amanhecer deste sábado, 16 de abril.

 

  

5 maiores temperaturas  no Brasil em 15/04/2022 (Inmet)

 

Queimadas (BA): 38,6°C

Itaobim (MG) e Itaberaba (BA): 38,0°C

Piranhas (AL): 37,6°C

Pão de Açúcar (AL): 37,2°C

Brumado (BA): 36,7°C

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 15/04/2022 (Inmet)

 

Maceió (AL):33,6°C

Teresina (PI) e João Pessoa (PB) : 33,0°C

Fortaleza (CE): 32,5°C

Salvador (BA): 32,2°C

Palmas (TO): 31,6°C

 

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais) 

 

Noite de sábado com Lua cheia e frio

 

 

Previsão do tempo para  16/04/2022 - sábado

 

O ar frio de origem polar predomina sobre o centro-sul do Brasil neste sábado reduzindo a umidade no ar e a nebulosidade. Os estados do Sul, o MS, a maioria das áreas do Sudeste, o centro-sul de GO, o sul e oeste de MT passam este sábado com muito sol e poucas nuvens

 

Pode chover, mas o sol aparece, no litoral de SP e do centro-sul do RJ. O vale do Rio Doce fica nublado, mas pode apenas chuviscar. Pancadas de chuva ocorrem no noroeste de MG.

 

O dia amanhece frio no Sul, em MS e no Sudeste. A serra e o planalto norte de SC e o sul do PR amanhece com geada.

 

Sábado de alerta para  chuva forte na BA por causa do calor que faz no estado e da frente fria que continua no litoral baiano. A chuva é mais frequente e volumosa no litoral. Tem risco de chuva intensa na região metropolitana de Salvador.

 

Nos demais  estados do Nordeste, em quase toda a Região Norte, no centro, leste e norte de MT, no oeste, centro e norte de GO e no DF, ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, mas com períodos de sol. A chuva pode ser forte. O tempo fica seco no  AC.

                                    

Alertas meteorológicos para 16/04/2022 - sábado

 

Alerta para chuva forte nas capitais: Brasília, Palmas, Porto Velho, Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, Aracaju e Salvador

 

Alerta especial: perigo de chuva volumosa e temporal no litoral da BA, com potencial para transtornos para a população

 

Alerta para temporais: no interior da BA, no norte de GO e de MT, no sudeste do AM, no extremo sul do PA, no centro-sul do TO                                                                           

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte, de forma isolada: no centro-norte de GO, no DF, no centro-norte e leste de MT, no AM (exceto no sudeste do estado), no oeste, centro e sul de RR, no PA (exceto no extremo sul e no noroeste do estado), no norte do TO, MA, PI, oeste e norte do CE, no RN, sertão de PE e em SE

+ mais notícias