Costa do Sudeste com muita umidade e temperaturas baixas

05/09/2018 às 11:21
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Nebulosidade persiste nesta quarta-feira. Frente fria se desloca pelo litoral do Espírito Santo.

A mudança no tempo em todo o leste da Região Sudeste, provocada pela passagem de uma frente fria e um ciclone extratropical no mar, ainda é sentida nesta quarta-feira (5). Pouca chuva é prevista ao longo do dia, mas a umidade continua elevada e as temperaturas não vão conseguir subir, mantendo a sensação de frio o dia todo. 

 

Dia frio em São Paulo

 

Frente fria no ES 

A frente fria chegou ao Espírito Santo provocando volumes moderados, entre 20 e 30 mm nas últimas 24 horas, mas a tendência é do enfraquecimento da chuva durante à tarde e a noite desta quarta. Hoje, o sistema avança pelo litoral capixaba em direção ao sul da Bahia

A umidade fica elevada em todo o estado e a temperatura máxima em Vitória fica próxima dos 25°C. O mar começa a subir e amanhã (6) permanece agitado. 

 

Entre às 9 horas de terça-feira (4) e às 9 horas desta quarta-feira (5), choveu 17 mm em Vila Velha e 17,2 mm em Alfredo Chaves pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Já em Itaguaçu choveu 33,2 mm, em Cariacica 27,9 mm e em Marechal Floriano 23,6 mm, pelas medições do CEMADEN. 

 

Foto: Felipe Lima. Vitória/ES.

 

Leste de SP e RJ com ar úmido e frio 

O ciclone extratropical, que trouxe rajadas de vento moderadas à fortes, começa a se afastar para o oceano e com isso os ventos diminuem, especialmente sobre o Rio De Janeiro e o leste de São Paulo. A nebulosidade fica variável, intercalando com algumas aberturas de sol e vários momentos de céu nublado. No litoral paulista e fluminense ainda pode chover fraco, mas na Grande São Paulo, só há possibilidade de chuvisco. 

 

Ao mesmo tempo em que o ciclone extratropical se afasta para alto mar, os ventos de uma massa polar influenciam o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. A umidade persiste e as temperaturas continuam baixas ao longo de todo o dia. 

São Paulo pode ter a máxima perto dos 17°C e o Rio de Janeiro em torno dos 25°C. 

 

No caso do leste de Minas Gerais, só há condições para um pouco de chuva em áreas do Vale do Rio Doce e Jequitinhonha. A Zona da Mata mineira tem um dia com bastante nebulosidade, mas sem chuva e o sol já voltou a predominar sobre Belo Horizonte

 

 

Veja também: 

Previsão para o feriado de 7 de setembro 

SP se livra do "tempo ciclônico" nesta quarta

  

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%