Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria provoca temporais no Sul e ZCIT no Norte e Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma forte frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul. Este sistema já provocou fortes pancadas de chuva e ventos fortes na noite de ontem e no começo da madrugada desta quarta-feira. Uruguaiana teve rajadas de até 70 km/h por volta da 1 hora da madrugada. Enormes pedras de granizo caíram sobre Morro Redondo, na região de Pelotas.

 

Foto: GOES 16 - Climatempo

 

No decorrer desta quarta-feira, esta frente fria avança sobre o Sul do Brasil e deve espalhar nuvens com potencial para temporais também sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul também vão sentir um aumento da nebulosidade e das condições para chuva nesta quarta-feira por causa da aproximação desta frente fria.

 

 

Forte frente fria no Sul - 30-3-2022

 

Nuvens bastante carregadas crescem sobre o Mato Grosso, no Norte do Brasil e na maioria das áreas da Região Nordeste por causa da umidade alta e do calor e da presença da Zona de Convergência Intertropical que está ativa na costa norte do Brasil.

 

Calor no Brasil

Os estados da Bahia e do Espírito Santo foram os mais quentes do país ontem. Nesta quarta-feira, as maiores temperaturas no país devem ser observadas em estados como a Bahia, Espírito Santo, sobre o norte de Minas Gerais e também sobre o sertão do Nordeste.

 

Atenção para chegada do ar polar

Uma forte queda de temperatura está sendo esperada para os estados do Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul, para o centro-oeste Sul de Mato Grosso, Acre e Rondônia por causa da entrada do ar frio de origem polar. Essa queda de temperatura começa a ocorrer nesta quarta-feira, 30 de março, sobre o Sul do país e vai se estendendo sobre as outras áreas citadas até o final desta semana.

 

5 maiores temperaturas  no Brasil em 29/03/2022 (Inmet)

 

Pão de Açúcar (AL): 36,4°C

Ecoporanga (ES): 36,2°C

Queimadas (BA): 35,9°C

Aragarças (GO): 35,7°C

Ibotirama (BA): 35,2°C

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 28/03/2022 (Inmet)

 

Cuiabá (MT): 35,1°C

Goiânia (GO): 34,1°C

Boa Vista (RR): 34,0°C

Porto Alegre (RS): 33,6°C

Teresina (PI): 33,0°C

 

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais) 

 

Previsão do tempo par 30/03/3022 - quarta-feira

 

A chegada de uma forte frente fria ao sul do Brasil deixa o tempo mais instável nesta quarta-feira

 

Toda a Região Sul do Brasil fica em alerta para muita chuva no decorrer desta quarta-feira. Grandes volumes de chuva e ventania devem ser observados especialmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de chuva e vento forte nas três capitais. Na fronteira com o Uruguai, a chuva vai parando no decorrer da tarde. 

 

A temperatura entra em acentuado declínio ao longo do dia no Sul do Brasil e a noite já será com sensação de frio, especialmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no oeste e no sul do Paraná.

 

A maioria das áreas da Região Sudeste e do Centro-Oeste do país tem sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite nesta quarta-feira. Chove desde cedo no sul e oeste de Mato Grosso do Sul. O norte de Mato Grosso tem chuva a qualquer hora. No centro-norte e leste de Minas Gerais, o sol forte o tempo seco predominam e não chove.

 

Na maioria das áreas do Norte e do Nordeste do Brasil, o tempo segue bastante instável nesta quarta-feira, com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes a qualquer hora. Chove na maior parte do dia no litoral do PA e do AP

 

O sol e o tempo seco predominam no interior da Bahia, no sertão de Pernambuco e do Piauí. Sol forte também no centro, norte e leste de RR, no  Distrito Federal e no nordeste de Goiás.

 

Garimpo faz explodir contaminação por mercúrio no Brasi

 

                                                                                                                     

Alertas meteorológicos para 30/03/3022 - quarta-feira

  

Alerta para chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belém, Palmas, Macapá, Fortaleza, Teresina, São Luís, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.  

 

Alerta especial: perigo e chuva muito volumosa, com potencial para alagamentos e enchentes repentinas no Noroeste, Planalto e Serra do RS, na Serra e no oeste de SC, no Oeste do PR, no litoral do AP e no litoral do PA.

 

Alerta para temporais: no sul do RS durante a madrugada, no centro, leste e oeste do RS durante a manhã, no centro, norte e leste de SC, no noroeste e sul do PR, no centro-oeste e sul de MS, no centro, norte e sudeste de MT, no litoral e norte do CE, no norte e litoral do PI, no litoral, norte e oeste do MA, no AP (exceto no sul do estado), no PA (exceto no leste e litoral  do estado), no sul de RR, no leste do AM, centro, sul, leste e oeste de RO

 

Atenção para chuva moderada a forte e com  raios, de forma isolada: no centro, leste e norte do PR, em SP (exceto na Grande SP, no norte do estado e no litoral norte), na Vale do Paraíba no RJ, no Sul de MG e na Zona da Mata Mineira, no sul, centro e oeste de GO, no oeste, sul e nordeste de MT, no noroeste e norte de  RO, no AC, no AM (exceto no leste do estado), no leste do PA, no TO, no centro, sul, leste e oeste de RO, no centro e sul do MA, no sudoeste e centro-norte do PI , no centro e oeste do CE, no RN (exceto no sertão), no litoral da PB, de PE, de AL, de SE e no litoral norte da BA  

 

Atenção: mar agitado e risco de ressaca no litoral de SC e do RS, com rajadas de vento entre 50km/h e 70 km/h

                                                          

+ mais notícias